Belmonte

data-cke-saved-src=images/medias/bel.jpgEntre o Oceano atlântico e o rio Jequitinhonha, foi assim chamada em homenagem ao descobridor do  Brasil, português nascido na cidade de Belmonte em Portugal.
Uma hipótese sugere que os primeiros signos de uma "terra" foram percebidos pela frota de Cabral aproximando-se da boca do rio Jequitinhonha: ervas flutuando, troncos de arvores e raízes levados pela corrente.
A cidade de Belmonte conheceu uma "época de ouro"; os cargueiros de cacau chegavam no cais da cidade para levar até a Europa a produção local.
Testemunhas dessa época são os magníficos casarões construídos na época do cacau no final do século 19 até os anos 70.
 
No centro da cidade tem um imponente farol construído pela firma que construiu a Torre Eiffel, e que ficou encalhado por causa da areia trazida pelo rio. Fica agora à 1500m da orla.
 
Com a construção de vias rodoviárias, o transito no rio Jequitinhonha foi esquecido. Também a crise do cacau devida a uma praga nos anos 70 deixou a cidade sem atividade.


O patrimônio arquitetural foi esquecido e se encontra agora num estado preocupante.
 
No momento das enchentes o rio deixa barro na ribanceira, ajudando a criação de "guaiamuns", famoso caranguejo azul de terra, fazendo da cidade a "capital do guaiamum".
 
Belmonte é a cidade mais pacata da região. Ela guarda o charme  d'uma cidadezinha adormecida e a autenticidade das aldeias baianas dos anos 70.
A maioria dos moradores de Belmonte circula de bicicleta. Frequentemente se encontram carroças puxadas por cavalos e burros.












Mapa da cidade



 Chegada a Belmonte

Canavieiras


Localizada na beira do rio Pardo, a cidade fica ao norte da ilha do Peso.

E rodeada por ilhas, praias desertas, rios, coqueirais e manguezais.

E conhecida como o ponto de partida para a pesca de alto mar, pesca do blue marlin e grandes atuns.
 
Como Belmonte a cidade conheceu uma época de ouro graças ao cultivo e a exportação do cacau. Segundo o que se diz, a 1a muda de cacau no Brasil teria sido planta aqui no século 18.
O pequeno centro histórico fica no cais do porto fluvial.

data-cke-saved-src=images/medias/DSC01041.jpg

 

 
Os casarões remanentes são dos séculos 18 e 19 e.
 
Tem alguma organização turística que oferece uns hotéis, restaurantes e bares, inclusive na praia.
 
Da Villa Robinson até Canavieiras, o passeio de barco será o mesmo do de Belmonte até a Villa, entre manguezais e ilhas.
Chegando em Canavieiras com maré alta a boca do rio pode ser agitada.